12/08/08

Mata da Albergaria - A Caminho do Consenso

Caro Henrique Pereira,
Por mim, tudo bem.
Procure-se a melhor solução, desde que se limite o trânsito, na Mata da Albergaria, a um número tecnicamente razoável de veículos.
Um abraço.
Manuel Antunes

----- Original Message -----
From: "Henrique Miguel Pereira" <hpereira@ist.utl.pt>To: "Manuel Antunes" <mantunes@mail.telepac.pt>
Cc: <ambio@uevora.pt>; <mba@uevora.pt>
Sent: Monday, August 11, 2008 9:40 PM
Subject: Re: Mata de Albergaria

Caro Manuel Antunes,
Fico contente com o seu apoio. Noto no entanto que não pode haver excepções a quem vai para a fronteira. Era esse o regime que figurava anteriormente e que era totalmente inconsequente (toda a gente acabava por ir até a fronteira para fazer depois uma volta de 180º e voltar a entrar na Mata). Em relação à estrada Gerês-Portela do Homem, temos estado a analisar a possibilidade de limitar o número de veículos por dia a um máximo a estabelecer, mas aqui a questão do acesso do Concelho de Terras de Bouro a Espanha pode restringir as nossas opções.
Cumprimentos,
Henrique Miguel

++++++++

Estimado Henrique Miguel Pereira,
Por mim, perfeitamente de acordo, desde que não se impeça o trânsito aos naturais e residentes (tenho apenas referido os do concelho de Terras de Bouro, como já se estipula na Portaria nº 31/2007, mas acho bem que também sejam contemplados os dos outros concelhos do PNPG/PNBLSX), como consta da sua mensagem.
Penso que deviam ser ainda contemplados os que vão para ou regressam de Espanha, pois, legalmente, parece-me que não poderão ser impedidos.
Mais ainda, e, na linha do que aqui tenho defendido, acho que, mesmo na estrada de Leonte-Portela do Homem, (a estrada alternativa que passa pela Mata da Albergaria), o trânsito deve ser limitado a um número razoável de veículos por dia, impondo uma espécie de "número clausus", a calcular em termos técnicos, com as excepções antes referidas, ainda que, para isso, salvo melhor opinião, haja que alterar a Portaria nº 31/2007, pois não se prevê, aí, essa situação. De facto, segundo tal Portaria, quem pagar 1,50 Euros, tem direito a um dia de circulação, não podendo ser impedido de passar todo o dia naquela Mata.
Cumprimentos.
Manuel Antunes

----- Original Message -----
From: "Henrique Miguel Pereira" <hpereira@ist.utl.pt>To: <ambio@uevora.pt>Cc: <mantunes@mail.telepac.pt>; <mba@uevora.pt>
Sent: Monday, August 11, 2008 5:45 PM
Subject: Mata de Albergaria

Caro Manuel Antunes,
Fico muito satisfeito por concordar com o estabelecimento de limites para o tráfego automóvel na Mata de Albergaria. Poderei então contar com o seu apoio para a medida que iremos propôr de interditar o trânsito automóvel na Geira Romana a partir do próximo ano, com excepção de residentes e naturais dos concelhos do PNPG/PNBLSX.
Esta proposta será feita já em Setembro às entidades presentes na Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Já informei também o Presidente da Junta de Campo do Gerês que iremos apresentá-la para discussão dos habitantes da freguesia em breve, continuando um trabalho já iniciado o ano passado com as empresas turísticas da freguesia que irão operar transportes alternativos como charretes a cavalo e bicicletas.
Cumprimentos,
Henrique Miguel

Sem comentários: