20/02/07

Ainda as Portagens no PNPG

Sobre as portagens no PNPG, o Miguel Araújo diz que desde há anos defende "a existência de portagens nas áreas protegidas sempre e quando tal seja possível". Penso que, nisso, não lhe devo ter ficado atrás, pois, já em 6/7/1990 subscrevi um comunicado, como Presidente d'AFURNA (http://afurna.no.sapo.pt/Portagens%20no%20PNPG.pdf ), em que, entre outras coisas, se propunha: "Que seja feito um controlo nas entradas, permanências e saídas do Parque, a todos os visitantes, a exemplo do que acontece em qualquer outro Parque minimamente organizado. Isto implica, no mínimo, que cada visitante deve pagar uma portagem e todos os serviços que o Parque e/ou as populações locais ponham à sua disposição. O que deve reverter a favor da criação e manutenção das estruturas, bem como para compensação das populações".E as referidas portagens vieram a ser implementadas ainda nesse ano, ficando o PNPG com a obrigação de prestar contas dos resultados às autarquias e donos/usufrutuários dos terrenos envolvidos. Só que o PNPG não cumpriu com esse compromisso, limitando-se a transformar as portagens numa "caixa registadora", para encher os seus cofres, sem contribuir em nada para a limitação do tráfego, que se impunha: Desde que pagasse entrava; como todos pagavam, todos entravam.O que, além de processsos em tribunal, por denúncia dessa situação (em que andei pessoalmente envolvido, tendo o então Director do PNPG "ficado bastante mal na fotografia"), levou a que, em 1992, houvesse uma forte contestação das autarquias e populações locais, como foi amplamente divulgado, inclusive pela TV. Tendo acabado por ficar decidido que as portagens se deviam manter, para um efectivo controlo e limitação do tráfego na Mata da Albergaria, mas sem qualquer pagamento. O que, quanto conheço, tem funcionado bem, sem queixas das populações locais e/ou visitantes.Pelo que a ideia de o PNPG vir agora tentar reintroduzir os pagamentos nas portagens só se compreende por carências financeiras. Por isso, para nos trazer mais e pior do mesmo, depois da triste experiência que já tivemos, não, obrigado!E note-se que eu próprio até tenho alguma responsabilidade numa outra portagem com pagamento, ali ao lado, para acesso à propriedade privada de Vilarinho da Furna (http://afurna.no.sapo.pt/VISITE%20VILARINHO%20DA%20FURNA.pdf).
Mas que, apesar de alguma contestação inicial, por parte de alguns visitantes, até tem funcionado bem, com efectivo controlo e limitação do tráfego: até um Vereador da Câmara Municipal de Terras de Bouro já foi proibido de entrar com o seu carro, porque o espaço estava saturado de viaturas.Em conclusão: Portagens na Mata da Albergaria sim; portagens pagas não.
Manuel Antunes

----- Original Message -----
From: <mba@uevora.pt>
To: <ambio@uevora.pt>
Sent: Monday, February 19, 2007 2:54
Subject: Re: [ambio] Portagens no PNPG

Há anos que defendo a existência de portagens nas áreas protegidas sempree quando tal seja possível. Portanto, esta iniciativa está de parabéns.Para que essas portagens sejam efectivas a verba conseguida deve serre-investida em acções de gestão dos valores do parque. Essa é umareivindicação importante que deveria constar do caderno de reivindicaçõesdas pessoas que se agitam em torno dessa medida.
No entanto não parece ser isto que motiva as hostes locais.
Miguel Araújo

Sem comentários: